23 de nov. de 2017

10 jogos oldschool baseados na mitologia grega

Todo mundo ama mitologia grega. Até aquele pastor chato que prega aos berros na igreja que fica na esquina da tua rua ama mitologia grega- ele pode até não admitir, mas ama.  Repleta de criaturas fantásticas, romance, deuses vingativos, batalhas e heróis metidos em buscas impossíveis, a mitologia grega foi um manancial quase inesgotável para pintores, escritores, poetas, roteiristas, quadrinistas...  e com os videogames não foi diferente!
Dezenas de jogos de todas as plataformas buscaram na velha Hélade o veio para suas aventuras e assim deixar a vida de seus jogadores um pouco mais épica. O Oldschool Digger vem trazer dez dicas de jogos, tanto antigos quanto retro-jogos, baseados na mitologia da velha Grécia e assim você gastar suas horas de jogatina de forma duplamente clássica.

1- The Battle of Olympus (NES)



Helene, a amada de Orpheus, foi picada por uma serpente venenosa e agora Hades, deus do mundo os mortos, está com sua alma e pretende que ela seja sua esposa. É...esse tipo de coisa acontecia por lá. Agora o jovem Orpheus deve viajar por toda a Grécia e conseguir cair nas boas graças dos deuses para conseguir sua amada de volta. Um clássico do NES injustamente pouco lembrado hoje em dia, com um estilo que lembra "Zelda II", repleto de criaturas e deuses mitológicos, em uma grande variedade de cenários. Se você gosta de adventures e action RPGs, é um jogo que você não pode deixar de conhecer.

2- Gods (PC; Mega Drive; SNES)



A desenvolvedora inglesa The Bitmap Brothers não é tão lembrada hoje em dia no Brasil quanto mereceria, algo bastante injusto para um estúdio que lanlou alguns dos jogos mais cult dos anos 90, desenvolveu um estilo de arte próprio para os gráficos de seus jogos e cujos jogos tinham enredos que mais pareciam saídos das páginas de revistas em quadrinho alternativas como a "Heavy Metal" ou a "2000 AD". Dentre os vários jogos da The Bitmap Brothers, o jogo de ação estilo plataforma "Gods" foi um dos mais elogiados. No jogo, quatro guardiões tomaram de assalto a cidadela dos deuses gregos, e os deuses pedem ajuda aos heróis humanos, em troca da realização de qualquer desejo. Um herói se apresenta e deseja ser igual aos deuses. A contragosto os deuses aceitam e agora o herói deve expulsar as forças invasoras do Olimpo para conseguir seu lugar entre os imortais. O jogo foi bastante elogiado pelos seus gráficos e pela IA dos oponentes, mas, como qualquer outro jogo Bitmap Brothers, é bastante difícil.
Outro jogo da The Bitmap Brothers já recebeu um review aqui no blog, o ótimo "Soldiers of Fortune"/ "The Chaos Engine". Para quem quiser conferir é só clicar abaixo:

https://oldschooldigger.blogspot.com.br/2016/03/the-chaos-engine.html

3- Age of Mitology (PC)



Um excelente jogo de estratégia em tempo real, daqueles de você construir conseguir recursos para construir edifícios e unidades de combate, lançado em 2002. Embora no jogo apareçam duas culturas da antiguidade (gregos e egípcios) e uma da idade média (vikings), são os gregos que tem a preeminência do jogo, sendo o protagonista da campanha o heróis grego Arkanthos. Cada cultura tem suas algumas unidades e edifícios próprios, além da possibilidade de invocar seres místicos relacionados à cultura daquele povo (os gregos podem invocar cíclopes, dentre outros seres, enquanto os vikings podem invocar o kraken, por exemplo). O jogo recebeu várias expansões e é ótima pedida para os fãs de jogos de estratégia em tempo real. 

4- Prometheus- The Fire Thief (PC)



Um jogo desenvolvido nos dias de hoje, mas ao estilo dos velhos jogos de NES. É um jogo que segue de perto o exemplo de "Battle of Olympus" no quanto ao estilo e aspectos de jogo, embora menos polido. O jogo é uma adaptação bem livre da lenda do titã Prometeu, que rouba o fogo dos deuses para dar aos homens, sendo a principal diferença que aqui o titã tenta tirar satisfação com os deuses após o castigo.

5-  The Curse of Issyos (PC)


The Curse of Issyos é um jogo de aventura estilo plaaforma que lembra clássicos de 8 bits como "Castlevania"; "Rygar"; "Werewolf: The Last Warrior" ou "Frankestein: The Monster Returns". No jogo você encarna um pescador chamado Defkalion que tenta resgatar sua filha da ilha de Issyus, agora amaldiçoada pelos deuses. Avisado por Atena enquanto pescava, Defkalion retorna à ilha e encarar quase um livro de criaturas mitológicas inteiro antes de se reencontrar com sua filha.
"The Curse of Issyos" é fruto do excelente trabalho do programador espanhol Locomalito, um grande fã de jogos antigos que desenvolve e publica gratuitamente seus retro-jogos em seu próprio site. Sou um grande fã do trabalho do Locomalito e de  todos os seus jogos, sendo The Curse of Issyos um dos meus favoritos, junto com Maldita Castilla.
Para baixar gratuitamente o jogo é só clicar em:

https://www.locomalito.com/curse_of_issyos.php

ATENÇÃO! Locomalito também lançou uma versão remasterizada de Maldita Castilla no Steam. Para quem quiser conferir, é só procurar por "Cursed Castilla" na loja.

6- Phelios (Mega Drive)



"Phelios" é um daqueles jogos que até busca inspiração na mitologia grega, mas acaba abusando da liberdade poética. É um shooter (ou seja um jogo de tiro, só que aqui você controla um cara de armadura montado em um cavalo com asas e não uma nave) vertical onde o jogador controla o cavaleiro Apolo, deus do Sol, na tentativa de resgatar sua amada Artemis, deusa da Lua, capturada pelo monstruoso Typhon/ Tífon. Montado em Pégaso, Apolo vai voar por vários cenários cheios de reminiscências helênicas e que possuem como chefe um dos peso- pesado da mitologia grega: Medusa, Cerbero, Scylla... É um bom jogo para quem gosta de shooters, mas os fanáticos por mitologia grega com certeza vão chiar, reclamando que Artemis era irmã de Apolo e não sua amante, e que ela era a deusa da caça e portanto saberia se defender sozinha, além de que Apolo nunca cavalgou Pegaso, e por aí vai... Recomendo esquecer o academicismo e simplesmente se divertir.

7-  Altered Beast (Mega Dive)



Outro título que é mais corretor ser classificado como "levemente inspirado" do que "baseado" na mitologia grega. Em Altered Beast você controla um centurião romano retirado do sono do túmulo por Zeus em pessoa para resgatar sua filha Athena, sequestrada por Neff, um feiticeiro que mais parece saído de uma das histórias do Conan, o Bárbaro. Para triunfar na difícil jornada, o centurião tem o poder de se metamorfosear em um híbrido meio-humano, meio- animal, cada um com suas próprias habilidades, desde lobos e tigres até dragões voadores. Nenhuma criatura do jogo tem relação com a mitologia grega, e mesmo os cenários guardam pouquíssima referência à Hélade (exceto a primeira fase, com algumas estátuas de touro um tanto cretenses).
Apesar de sua pouca fidelidade à mitologia grega, Altered Beast é um clássico e um grande jogo. Para quem quiser mais detalhes, o jogo recebeu um review aqui no blog uns anos atrás:

https://oldschooldigger.blogspot.com.br/2014/02/altered-beast.html


 8- Athena (NES)


Outro exemplo de "levemente inspirado", esse jogo de aventura estilo plataforma foi lançado pela SNK originalmente para arcades, recebendo depois uma versão para o NES. Desejosa de aventuras, a entediada princesa Athena do reino de Victory acaba se metendo em uma enrascada ao passar por uma porta proibida e aterrizar em uma perigosa terra governada pelo maligno imperador Dante (pois se ele não fosse maligno, a terra não seria perigosa, obviamente). Agora a princesa Athena terá lutar seu caminho de volta para casa, derrotando Dante no meio do caminho e libertando vários reinos sob seu domínio (não necessariamente nessa ordem).
Além do nome da protagonista, outra referência à mitologia grega é o próprio antagonista, sendo o imperador Dante inspirado no cão de três cabeças Cérbero, e também um ou outro detalhe espalhado pelo jogo.
Esse título costuma ser um dos jogos de NES mais execrados interneT afora, mas eu, sinceramente, não acho tão ruim como dizem. Não é excepcional, não tem nada de especial, não é o melhor jogo que você jogará na sua vida inteira, mas não é ruim.

Uma curiosidade é que a Athena desse jogo é uma ancestral da lutadora Athena que aparece na série King of Fighters!

9- Herc's Adventure (Playstation; Sega Saturn)



Um título da Lucas Arts com jogabilidade bem semelhante a "Zombies ate my Neighbors" e gráficos cartunescos. No jogo você escolhe entre três heróis disponíveis (Atlanta, Jason e Herc) para partir ao resgate da deusa da natureza Persephone, aprisionada pelo deus dos mortos Hades, tendo que dar uma coça em algumas criaturas mitológicas pelo caminho, como a hidra, além de vários detalhes que vão fazer a alegria de um fanático por mitologia grega! A cabeça da Medusa, a poção de Circe, a Caixa de Pandora... tem tudo no jogo- além de um ou outro detalhe não muito helênico, como uma pistola laser...

Curiosidade:  A Atlanta do jogo é baseada na heroína mitológica Atalanta, uma caçadora protegida por Ártemis. Herc é, obviamente, o bom e velho Hércules (embora esse nome seja latino... na antiga Hélade ele era conhecido como Héracles). Jason é Jasão, líder dos argonautas. Perséfone, na mitologia, se torna a esposa de Hades, e passa metade do ano com ele no mundo subterrâneo dos mortos e a outra metade na superfície.

10- Populous II: Trials of the Olympian Gods (PC, Mega Drive, SNES)


Ao contrário do primeiro jogo da franquia, que não especificava qual deidade está no controle, o segundo título da série Populous deixa bem claro que se passa na antiga Grécia e que são os deuses gregos que dão as cartas no jogo. Um jogo de estratégia estilo God Game, o jogador controla um semi-deus, filho de Zeus, que deve enfrentar um deus grego de cada vez até poder encarar seu próprio pai Zeus em pessoa e derrotá-lo, e assim receber como prêmio a imortalidade e um lugar no panteão divino prometidos por seu pai em caso de triunfo. Apenas mais um dos relacionamentos familiares disfuncionais que abundam na velha Grécia mitológica...
Como outros títulos da franquia, Populous II é um jogo de estratégia mais complicado que a média, que requer um pouco mais de tempo para se pegar o jeito, mas é um jogo bastante elaborado e compensa esse esforço.


Esperamos que os títulos agradem e que vocês se divirtam epicamente. Bom jogo!

Menção honrosa: God Game: the Odissey (PC)



Também conhecido como"The Odissey: Winds of Athena", é um jogo casual bem acima da média, onde você controla os ventos para tentar auxiliar os barcos de Ulisses ( ou Odisseus para os antigos gregos) a escaparem de perigos como ciclopes atiradores de pedra e sereias hipnotizantes e assim chegarem a salvo ao seu destino. "God Game: The Odissey" é baseado na obra poética "Odisseia", tradicionalmente atribuída a Homero, e conforme o jogador progride, novos elementos do poema vão sendo acrescentados ao jogo. Um joguinho divertido, com bons gráficos,boa música e bastante desafiante- além de não ser caro!

Um comentário:

  1. Tópico delicioso, muito bom fazer o link entre games e cultura. nota 10.

    ResponderExcluir