31 de ago. de 2016

Jogos do Steam para quem tem saudades da época dos 8 bits

Anda com saudades de quando você passava a tarde na companhia do seu NES-clone ou Master System e os jogos tinham menos bits e mais desafio?
Pois é, voltar, voltar literalmente, essa época não vai (conforme-se) mas na loja do Steam você pode encontrar uma boa quantidade de jogos novos feitos ao estilo retrô que talvez façam você se sentir como naquele tempo em que chegava da escola, assistia "Chaves" enquanto almoçava e depois jogava até de noite, esquecendo de fazer o dever de casa.
O OldSchool Digger, grande amigo de saudosistas e retrogamers, traz sete sugestões para você... tome nota (de preferência naquele mesmo bloquinho velho que você anotava os passwords dos jogos nos anos 90):

SUGESTÃO NÚMERO 1

Se você está com saudade de jogar: Contra (NES) ; Metroid (NES);  Bionic Commando (NES); Rush'n Attack (NES)...

Tente: Jet Gunner


Sinopse: Um side scroller estilo run-and-gun onde a alta tecnologia saiu de controle e cabe a um agente especial munido de jet pack e um canhão laser, que pelo tamanho poria medo até no Tiamat, colocar ordem na casa. Voe e atire nos muitos inimigos (humanos ou robóticos) e chefes de fase que encontrar pelo caminho, seja na floresta, seja na cidade, seja em uma aeronave gigantesca que você não faz ideia de como se mantém no ar sem desabar lá de cima.

SUGESTÃO NÚMERO 2 

Se você está com saudade de jogar: Shatterhand (NES); Street Fighter 2010: The Final Fight (NES); Shadow of the Ninja (NES)...

Tente: Fist Slash: of Ultimate Fury


Sinopse:  Um jogo onde você controla um guerreiro 'meio homem, meio lâmina" (embora nas cutscenes pareça que ele está apenas carregando uma faca...) em sua luta para evitar que o maléfico Dr. X (vilão com nome super criativo e que parece que fugiu de um episódio de "U.S Mangá") consiga reunir os fragmentos de um espelho e abrir um portal para uma dimensão demoníaca.

SUGESTÃO NÚMERO 3

Se você estiver com saudade de jogar: Tower of Druaga (NES)

Tente: DungeonUp



Sinopse: Um mistura de puzzle com dungeon-crawler onde você controla um cavaleiro que tenta entregar um recado para o rei dos Anões e acaba trancado no calabouço mais fundo ao mesmo tempo que o reino anão é invadido por uma legião de monstros e agora tem que salvar não só a sí mesmo quando o mundo. Pessoa errada no lugar errado na hora errada... parabéns ao jovem cavaleiro.

SUGESTÃO NÚMERO 4

Se você está com saudade de jogar: Power Blade (NES); Power Blade 2 (NES); Black Belt (Master)...

Tente: Oniken



Sinopse: Um jogo de ação estilo plataforma que bebeu tanto nos jogos dos anos 80/90 quanto nos animes da mesma época. A Terra é invadida e dominada pela sombria organização Oniken e apenas um pequeno grupo de rebeldes tenta resistir. A ajuda de um misterioso espadachim chamado Zaku parece ser a única chance de vitória.


SUGESTÃO NÚMERO 5

Se você está com saudade de jogar: Cloud Master (Master, NES)

Tente: Gryphon Knight Epic



Sinopse: Um Shoot'em up em um cenário de fantasia medieval onde você controla um heroico cavaleiro de grifo armado com uma balestra mágica na luta contra o pior inimigo que qualquer pessoa pode ter, em um mundo que esconde um grande segredo.

SUGESTÃO NÚMERO 6

Se você está com saudade de jogar: Lord of the Sword ( Master)

Tente: The Waste Land



Sinopse: Um metroidvania com mapa enorme e ênfase na exploração, levemente inspirado no poema "The Waste Land" de T.S. Eliot. No jogo você controla um jovem e arrogante príncipe que procura consertar o grande mal que causou e evitar que o mundo inteiro pague por isso.

SUGESTÃO NÚMERO 7

Se você está com saudade de jogar: Castlevania (NES); Castlevania III: Dracula's Curse (NES); Werewolf: The Last Warrior (NES); Frankenstein: The Monster Returns (NES); Rastan (master)

Tente: Odallus: The Dark Call



Sinopse: Um jogo de aventura e ação estilo plataforma com alto teor de exploração, O jogo segue a busca de um guerreiro por seu filho capturado pelas forças da escuridão, em um mundo sombrio, esquecido pelos velhos deuses. "Odallus" tem um mapa bem grande, com bastante variedade de cenários, e onde sempre se vale a pena voltar para fases anteriores para descobrir novos segredos ao se conseguir algum novo item mágico. O tipo do jogo que come horas e horas e você nem nota.

Boas horas de retro-jogo para todos. Em breve mais sugestões!

Um comentário:

  1. Odallus e Oniken... sensacionais! Olhei todos que você selecionou nos outros posts e curti muito. Um que talvez goste... Volgarr the Viking!

    Ótima seleção!

    ResponderExcluir