3 de mar. de 2016

The Chaos Engine


Também conhecido como "Soldiers of Fortune", título recebido nos ports para Mega Drive e SNES, "The Chaos Engine" é um pequeno clássico lançado originalmente para Amiga em 1992, desenvolvida pela inglesa The Bitmap Brothers. Embora nunca tenha sido um sucesso estrondoso, o jogo pode ser classificado como "cult", conseguindo angariar, merecidamente, uma base respeitável de fãs, e recebendo adaptações para várias plataformas.diferentes.

História e Roteiro

"The Chaos Engine" parte de uma premissa um tanto "pulp", criando tanto uma história quanto ambientação de ficção científica com tons de steampunk. Em algum momento do século passado, após um desastroso experimento de viagens temporais, um cientista inicia acaba preso na Inglaterra vitoriana, em pleno final do século XIX.
Um inventor da época, Barão Fortesque, acaba tomando colocando as mãos no conhecimento científico trazido pelo viajante do tempo e com uma mistura bizarra de retroengenharia e tecnologia vitoriana, acaba desenvolvendo um aparelho capaz de manipular tempo e espaço, o Chaos Engine (Motor do caos, em tradução livre),  uma primitiva, porém poderosa, máquina com características tanto de computador, quanto de reator e motor.
A experiência sai de controle pois o Chaos Engine aos poucos torna-se senciente e acaba absorvendo seu criador. Logo o maquinário começa a utilizar suas capacidades para alterar tanto o ambiente quanto as formas de vida ao seu redor. Automátos, mutantes e até dinossauros espalham-se, enquanto lagos tóxicos borbulhantes, florestas sombrias e planícies áridas vão tomando o lugar da natureza original da ilha. 
Os cabos telegráficos acabam cortados. Barcos tentando se aproximar da Inglaterra são atacados e apenas quando refugiados, dentre os quais membros do parlamento e da família real, começam a chegar é que a real situação se torna conhecida para o resto do mundo. Em pouco tempo pânico e crise tomam conta, e para evitar que o pior aconteça um grupo de mercdenários tenta alcançar e destruir o Chas Engine a qualquer custo.

Gráficos



O jogo possui uma perspectiva vista de cima para baixo (topdown perspective), sendo bastante bem feitos para a época. Os sprites dos personagens não são grandes, como era tradição em jogos Run-and-Gun mas são bem detalhados, sendo cada mercenário único e perfeitamente reconhecível. Os cenários são bem amplos, com gráficos limpos e bem detalhados, assim como os inimigos de fase. 
A arte pixelada nas telas de escolha de personagem caracteriza-os com um tom um tanto sombrio, em um tipo de arte que lembra os quadrinhos da época. Gosto em especial do visual do Gentleman, embora todos os mercenários tenham tudo designs bem interessantes.
A animação dos sprites é fluida, embora tenha poucos frames, logo tendo pouca variação de posições para cada personagem, algo de acordo com a capacidade tecnológica do início dos anos 90.

Música e Efeitos Sonoros


As músicas do jogo são boas. Possuem todo o clima de aventura pulp, necessárias para criar o clima, com uma pitada de música tecno para combinar com os elementos steampunk. Gosto em especial da música da tela de abertura/ menu de opções, mas as músicas de fase não ficam atrás, apenas sendo mais movimentadas, com ritmo mais rápido.
Os efeitos sonoros são acima da média daqueles do períodos. Os sons do ambiente, quando por exemplo, as antenas condutoras são ativadas, merecem destaque.

Controles e Jogabilidade



Como o jogo foi adaptado para uma quantidade considerável de plataformas, seus controles variam em cada versão. Resumidamente podemos dizer que o personagem se movimenta em todas as direções cardinais usando-se o direcional, atira com um botão, usa a hablidade especial com outro, e alterna habilidades especiais com o mercenário controlado pelo computador com outro (apenas quando jogado sozinho). Existe também um botão para pausar o jogo.

A jogabilidade é razoavelmente fluída, raramente atrapalhando a performance do jogador durante as partidas. Pode parecer um tanto dura para os padrões de hoje em dia, mas isso se explica pela época em que o jogo foi originalmente lançado.


O jogo pode ser disputado tanto por um jogador quanto em dupla. caso tenha apenas um jogador, outro mercenário deve ser escolhido para ser controlado pelo computador. ATENÇÃO! O computador não os controla da mesma forma. Quando maior o atributo Wisdom do mercenário, melhor o computador o manuseia.
Existem seis mercenários como opção de escolha para os jogadores, cada um com um custo diferente em dinheiro: Brigand (brigadista); Gentleman (cavalheiro); Thug (brutamontes, mas também pode ser traduzido como bandido); Mercenary (mercenário); Navie (fusileiro naval) e Preacher (pastor).Nas versões lançadas nos EUA, o personagemPreacher foi renomeado Scientist (cientista), tendo tido seu colarinho branco clerical removido. 

* Brigand: Um personagem que equilibra velocidade, energia e poder de fogo. Usa um rifle como arma e começa o jogo com a habilidade de disparar várias balas ao mesmo tempo para todos os lados.

* Gentleman: O cavalheiro tem um pouco menos de resistência que seus companheiros militaristas, assim como sua arma, uma pistla lança- chamas, faz menos dano, mas é mais rápido e começa o jogo com a habilidade de mostrar o mapa da fase, algo mais útil do que parece a princípio. Suas habilidades posteriores são bem úteis também.

* Thug: O personagem mais resistente do jogo, mas lento. Possui o segundo melhor poder de fogo, só perdendo para o navie. Usa uma escopeta como arma e pode arremesar coqueteis molotov como habilidade inicial.

* Mercenary: Outro personagem equilibrado, ao estilo do Brigand, apenas com um pouco mais resistente e com um poder de fogo um pouco menor. Usa uma gatling Gun como arma e sua habilidade inicial é usar bombas.

* Navie: O melhor poder de fogo do jogo, usando um canhão como arma. Sua habilidade especial é a dinamite, muito útil, capaz de matar todos os inimigos da tela. Seu principal mponto fraco e a lentidão.

* Preacher/ Scientist: O personagem com menos energia de todos, assim como com o poder de fogo mais fraco. Usa uma arma de raiso elétricos como arma e compensa suas deficiências com grande velocidade e ótimas habilidades. Por começar com o kit de primeiros socorros e ter a maior wisdom (sabedoria) de todos, é uma ótima opção para parceiro em jogos 1 player.

Dificuldade


"The Chaos engine" é um jogo bastante desafiador, com uma dificuldade até acima da média da época em que foi lançado. Não é contudo um jogo desequilibrado e a curva de aprendizado é razoavelmente rápida.
Os personagens perdem energia razoavelmente rápido, com golpes ou tiros dos oponentes, e alguns são mais pergigosos e traiçoeiros que parecem a primeira vista, como os sapos gigantes das primeiras fases, daí acaba sendo importante a memorização de padrões,por exemplo onde os inimigos aparecem e como atacam.
Os personagens começam com vidas e barra de nergia mas cada estágio é consideravelmente mais difícil que o anterior. Felizmente é possível, a cada algumas fases, comprar melhoras nos atributos e nas habilidades na loja, assim como novas habilidades e também vidas.

Comentário Final



Uma ótima pedida para quem gosta de jogos de tiro em terceira pessoa estilo run-and-gun ou de jogos centrados m ação e exploração. Bons gráficos, boa música, bom para jogar com alguém. Sua dificuldade pode afastar jogadores mais novos, mas vale a pena investir um tempo para ir pegando o jeito, pois o jogo é divertido.
"The Chaos Engine"/ "Soldiers of Fortune" não foi o que os anos 90 produziu de mais brilhante e a primeira vista pode parecer um tanto genérico, mas merecia um pouco mais de reconhecimento e é um jogo que tem potencial para agradar tanto jogadores old-school quanto jogadores mais novos dispostos a dar-lhe uma chance. 
Vale a pena lembrar que "The Chaos Engine" está disponível para venda no Steam e também no site Good Old Games, ambos em uma versão onde se pode escolher tanto os gráficos originais quanto uma versão levemente atualizada.

NOTA: 8,0

* Curisosidade 1: Obviamente a alteração de "Preacher" para "Scientist" foi feita para evitar polêmicas ou rejeição por parte do público norte- americano. Apesar da mudança no nome e da pequena alteração estética em seu design, em termos de jogo o personagem permanceu inalterado, não recebendo nem reduções nem aumentos em nenhum dos seus atributos.

0 Comments:

Postar um comentário